Bronquite aguda: diferentes sinais e sintomas

Há muitas pessoas que vivem hoje que sofrem de diferentes tipos de doenças respiratórias, entre elas a bronquite aguda

Você deve considerar que sua saúde respiratória é um dos fatores mais importantes que você deve se importar, principalmente quando for bronquite aguda. Muitas pessoas foram incapacitadas por doenças respiratórias crônicas, onde a principal causa é que eles tendem a negligenciar os primeiros sinais e sintomas da doença quando ela se desenvolve e torna-se grave.

Um tipo de doença que geralmente é negligenciada pelas pessoas é chamado de bronquite.

Doenças Negligenciadas

Esta doença particular é comum em lactentes e crianças onde o sistema imunológico ainda está em fase de desenvolvimento. Os fumantes de tabaco e as pessoas que vivem em áreas onde há alto nível de poluição do ar também são comumente afetados pela bronquite. A bronquite aguda é uma doença respiratória onde a árvore brônquica é infectada por vírus ou bactérias ou em casos raros, fungos. 95% da bronquite aguda é causada por infecção viral onde nenhum tratamento especial é necessário.

O tratamento para bronquite aguda que é causada por infecção viral só consiste em descansar muito, beber muita água ou sucos durante a duração da infecção. Na infecção bacteriana, os antibióticos geralmente são necessários, juntamente com os tratamentos básicos. Se for possível, recomenda-se que a umidade na casa seja aumentada usando humidificadores de sala ou colocando toalhas e cobertores molhados ao redor da casa.

A bronquite aguda, se for devidamente tratada, pode durar apenas 10 a 12 dias e geralmente é seguida por gripe ou frio.


Às vezes, a tosse pode durar duas a três semanas ou durante a duração do processo de cicatrização dos bronquíolos. No entanto, se a tosse ainda persistir, recomenda-se que consulte seu médico imediatamente porque pode haver outras condições que afetem seu corpo.

Se a bronquite aguda não for tratada

Ela pode se desenvolver em bronquite crônica, onde a doença pode permanecer em uma longa duração que pode durar até 3 meses a 2 anos. A bronquite crônica tem danos permanentes em seu sistema respiratório. É por isso que é importante que você conheça tudo sobre bronquite e os sinais e sintomas associados a ele. Se você negligenciar os sinais e sintomas da bronquite aguda, ele se desenvolverá em bronquite crônica que pode causar danos permanentes em seu sistema respiratório e pode interferir com seus movimentos e atividades normais.

bronquite aguda

Os sinais e sintomas associados à bronquite aguda incluirão falta de ar, dor leve no tórax, caso leve de febre, tosse persistente com muco, calafrios, aperto no tórax, sibilância e dor de cabeça. Como você pode ver, os sintomas associados à bronquite aguda têm sintomas semelhantes associados à doença do resfriado comum. É por isso que é importante que, se você tiver os sinais e sintomas mencionados, você deve consultar imediatamente seu médico sobre isso.

Confira nosso post bronquite asmática aguda

Eles realizarão uma série de testes que incluirão exame físico, ouvindo sua respiração através de um estetoscópio e radiografia de tórax. Testes de laboratório também incluirão exame de seu muco para determinar se você tem bronquite aguda causada por vírus, bactérias ou infecção por fungos.

Durante a fase de recuperação na bronquite aguda

É importante que você pare de fumar se for fumante ou evite a inalação de cigarro ou fumaça de tabaco queimada por fumantes. Também é recomendado que você instale os purificadores de ar dentro de sua casa para respirar ar limpo.

A bronquite aguda também é fácil de prevenir

Ao lavar as mãos constantemente e ao deixar de fumar, você poderá manter sua saúde respiratória e evitar a infecção por vírus e bactérias que causam bronquite aguda.

Lembre-se sempre que a bronquite aguda é tratável. Assim que os sinais e sintomas aparecerem, você deve consultar seu médico sobre isso. Você deve considerar que pode não ser um resfriado simples que você sofre, mas bronquite aguda.

Ao tomar as precauções necessárias e ao saber sobre os sinais e sintomas da bronquite aguda, você poderá evitar que ela piore e deixe-a se desenvolver em bronquite crônica. Ao administrar eficazmente a doença e com o tratamento adequado, você pode ter certeza de que nunca terá que sofrer de bronquite crônica.

Conheça mais na página principal do site

1 estrela2 estrelas3 estrelas4 estrelas5 estrelas (1.290 votes, average: 5,00 out of 5)
Loading...

Aproveite o e-book grátis sobre Bronquite